domingo, 4 de agosto de 2013

Uma Experiência Marcante: Testemunho de um Voluntário




Caros Amigos,

Venho contar-vos a minha experiência no Rio in Douro. Bem, primeiro, deixem-me explicar-vos o que foi o Rio in Douro.

Sob o lema "Embarca neste Porto", o Rio in Douro foi uma actividade de fim-de-semana que pretendia dar aos jovens a experiência de uma Jornada Mundial da Juventude. Conscientes das dificuldades económicas das famílias portuguesas, um vasto Comité de movimentos e congregações apercebeu-se que muito dificilmente teriam oportunidade de participar nas JMJ do Rio de Janeiro. Assim pensou-se dar a experiência e as vivências de uma JMJ, bem perto dos jovens, contextualizado para o Porto. Neste aspecto, penso que foi bem conseguido!

Participei, como já vem sendo habitual, como Voluntário. Depois da participação no Fátima Jovem, não conseguiria estar na actividade de outra forma que não como Voluntário. Assim, "perdendo" mais um dia das minhas férias, "embarquei" nesta aventura logo na sexta-feira de manhã. Pelas 10 horas começava o melhor fim-de-semana dos últimos tempos.

Mal entrei no recinto, confrontei-me com um grupo de jovens que, animado, tocava umas guitarradas e iam animando a malta. Pensei que era o acolhimento aos Voluntários. Juntando-me a eles, logo me fizeram uma festa e acolheram-me no seio do grupo. Depois de algumas músicas, acabaram por me informar que eram um grupo de Esgueira, Aveiro e que já estavam em actividade desde a noite anterior.

Um pouco depois, chegou o acolhimento "oficial". Após uma pequena palestra do Padre Bacelar, trabalhámos um pouco por grupos. Reflectimos nas catequeses que os Voluntários para as JMJ haviam também já analisado! Depois, o almoço (partilhado)!

Terminada a refeição, começou o trabalho propriamente dito! Divididos por tarefas, trabalhámos nas mais diversas áreas: "Logística" (palavra gira para os trabalhos!), preparação dos Kits, limpeza das praias e o "carregamento do Cristo-Rei". Deixem-me dar uma palavra de gratidão a todos quantos carregaram este grande símbolo que nos juntou ao Rio de Janeiro. Para quem o carregou, sabe o quanto pesava e o que custou! A eles, Obrigado!

Estas tarefas, apenas terminaram à noite! Por volta das 22.15h fomos jantar. Após a refeição (a primeira quente do dia...) ficámos a descansar um pouco, antes de termos uma reunião onde definiríamos as tarefas do Rio in Douro (RiD) propriamente dito. A reunião só viria a terminar já depois das 3 da manhã... Como é óbvio, depois desta acabei por me deitar... 

Eram as 7 horas quando o despertador tocou... Após 15 minutos de preguiça, levantei-me e logo entrei em contacto com os jovens da minha diocese! (É tramado fazer parte do Secretariado...) Estando tratadas todas as logísticas, e já com o pequeno-almoço tomado, parti com mais dois Voluntários para um dos "cais de embarque" localizado na Alfândega do Porto.

Na reunião em que definimos as tarefas, pedi este local porque poderia receber os jovens da minha diocese. Chegando ao local, dividimos as responsabilidades e fui com o Hugo (outro Voluntário) para o acolhimento propriamente dito! Foi uma experiência extraordinária onde conheci gente fantástica de todo o lado que em muito me marcou ao longo de todo o evento! Depois de ter apanhado com um misto de situações climatéricas (chuva torrencial, céu aberto, céu nublado), dirigimo-nos para a casa das irmãs que nos receberam na sexta e sábado (não sei como se chama a congregação, mas a casa é relativamente perto do recinto!). Almoçando, partimos para o recinto onde começaram as tarefas que tínhamos previamente definido. 

Tarde sempre muito atarefada, que só viria a terminar mesmo com o jantar, onde alguns de nós pudemos descansar enquanto outros ajudavam precisamente nessa tarefa! Depois de uma tarde com oração na praia, workshops e momentos de diversão era momento de relaxar!

Terminada a refeição, seguiram-se os concertos e a vigília, sendo que o voluntariado não parou pois havia sempre tarefas que necessitavam de gente extra. Após um momento de pura reflexão, oração e emoção continuámos o voluntariado! Após ajudarmos os jovens a prepararem o seu descanso, também nós tivemos direito a esse tão precioso bem! 

Precioso, mas curto... Nem 2 horas depois, já estávamos a pé, pois a ameaça de tempestade obrigara a prevenção logo activada! Após verificarmos que estava tudo minimamente protegido da chuva, não mais conseguimos dormir, pelo que nos pusemos ao serviço e cedo começamos o voluntariado. Após o serviço do pequeno-almoço, ficámos a preparar as catequeses com os Bispos que aceitaram participar nesta autêntica festa da juventude. Com o começo destas, não perdemos grande tempo e logo começámos a preparar a Eucaristia.

Foi precisamente esse o momento de maior descanso e ao mesmo tempo de maior concentração de todo o RiD. Perante a animação que o Coro nos trouxe (deixem-me agradecer vivamente a este Coro magnífico!), a Eucaristia correu lindamente. Até a pequena pausa que tive de fazer (para repor os açúcares), foi para mim reconfortante pois senti a necessidade de estar presente na celebração. Esta foi efectivamente vivida ao estilo de uma JMJ, com a animação, a fé, a alegria sempre presentes no rosto de cada jovem!



Antes do final da Eucaristia, tivemos que, mais uma vez, nos colocar ao serviço para entregar as recordações do RiD e uma ficha para avaliarmos a actividade. Enquanto não acabava a Eucaristia, fui chamado pela Ecclesia para uma pequena entrevista (que eles acharam por bem não passar na TV) da qual resultou numas linhas no site...

Acabadas as entregas, fomos almoçar! Logo depois da refeição, houve a festa do envio! Neste momento, alguns dos jovens começaram a sair (devido aos transportes...)! Foi, sem dúvida alguma, o momento mais difícil de todo o evento! Ver-me na obrigação de me despedir de "amigos" que durante 2 longos dias (3, no caso dos Voluntários!) e sentir-me impotente perante o facto de não os voltar a ver tão cedo é tão angustiante! Recordo com saudade todas as caras que de uma ou outra forma contribuíram para que o RiD fosse espectacular...

Já no fim da festa de envio, acompanhámos em directo o anúncio das próximas jornadas! Que alegria saber que será em Cracóvia, relembrando, assim, aquele que fundou as JMJ, o nosso amigo Beato João Paulo II.

Após esta festa, ficámos só os voluntários a ultimar os preparativos para sairmos do recinto. Às 18 horas do dia 28 de Julho de 2013, acabava a presença de uma das melhores experiências da minha vida (apenas as JMJ Madrid'11 lhe ganha!). Acabava a presença, porque o RiD virá comigo para onde quer que vá! "Ide e fazei discípulos" era o lema das JMJ no Rio de Janeiro. Pois bem, para quem embarcou no Rio in Douro sente-se enviado a ir e fazer o mesmo. Não acredito que algum jovem consiga sair do Rio in Douro sem se sentir chamado a anunciar a Boa Nova onde quer que nos encontremos. "Entre todas as nações", na nossa paróquia, no nosso grupo de amigos, somos efectivamente chamados a descobrir este dom maravilhoso que ecoa em cada um de nós!



Não posso acabar esta crónica sem agradecer! Agradecer, basicamente, a TODOS:

1. Desde já, ao COMISTAFF. Esta junção do Comité com o Staff que, de uma maneira fantástica, organizou e preparou este grande evento!
2. Aos VOLUNTÁRIOS. Por tudo, pela entrega, pelo serviço, pela amizade! Faltam-me palavras para vos agradecer. Apenas uma expressão me vem à cabeça: SOMOS GRANDES!
3. Ao grupo de ESGUEIRA! De modo particular, quero realçar a presença deste grupo no Rio in Douro! Participando como grupo, tornaram-se disponíveis para o Voluntariado e foram uma presença importante neste serviço. A vossa prontidão, animação, entrega e grandes sorrisos fizeram do Voluntariado do RiD uma tarefa bem mais simples. Desde o primeiro dia que foram acolhedores, generosos e amigos fazendo ter-me saudades dos tempos em que integrava um grupo de jovens. Queria-lhes pedir desculpa por não saber pronunciar o nome da paróquia correctamente, mas não foi com intenção. E digo-vos já que está a caminho um intercâmbio com eles...
4. Aos BISPOS. Pela presença, palavras e testemunho. D. Pio Alves, na entrevista à Ecclesia dizia que os Bispos devem participar nestes eventos para mostrarem "que também são deste mundo"! Sábias palavras...
5. Aos JOVENS. Como poderia haver um evento destes, sem a presença fantástica destes 2300 jovens que aceitaram o convite lançado pelo ComiStaff e embarcaram neste Porto. Obrigado pelo vosso testemunho, alegria, fé, esperança e amizade com que brindaram os Voluntários ao longo deste evento! Cabe-vos a nobre missão de evangelizar! Não se esqueçam: "Ide e fazei discípulos!"

Penso que não posso acrescentar mais nada a isto, pois foi tudo o que eu sempre quis dizer! 

Abraço em Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário