quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ainda há esperança!

Caros Amigos,

Mais uma vez, a página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura inspirou-me a escrever um artigo. Desta vez, um título de uma notícia surgia destacado: "Bíblia é o livro mais vendido na Noruega".


Que bem! Neste país nórdico, a Sociedade Bíblica Norueguesa lançou uma nova edição com várias capas, adaptadas "à idade dos potenciais leitores". Para percebermos bem a dimensão desta novidade, vejamos alguns dados sobre as vendas da Sagrada Escritura: para além de ser o livro mais vendido da Noruega, integrou a lista dos mais vendidos nas últimas 54 semanas! Ou seja, há mais de um ano (52 semanas) que o livro sagrado se mantém como o mais vendido! Não é apenas uma atracção sazonal, provocada pelo lançamento de uma nova edição; é, isso sim, uma forma de demonstrar o interesse da população pelas questões de Deus.

Segundo um investigador da Universidade de Oslo, a fé "é uma questão privada" pelo que dificilmente se conseguirão obter dados oficiais sobre a verdadeira adesão a determinada religião. Isto vem de encontro ao que os responsáveis da Igreja Luterana da Noruega já haviam indicado em que "apenas 1% dos cinco milhões de habitantes do país participam em celebrações religiosas".

É, de facto, um sinal inspirador para a nossa sociedade. Nós, europeus do sul, temos por vezes a "mania" de que nós somos os mais "santinhos" e somos mais praticantes que os restantes! Eis que do Norte vêm sinais que nos deviam levar a pensar sobre o quão praticantes nós somos. Um país com quase 100% de Católicos, não deveria também ter a Bíblia como nº1? E quantos de nós, que já possuem o Livro Sagrado, efectivamente o lêem e o põem em prática? Porque é que se, eventualmente, se fala na Bíblia poucos ligam, mas se for um best-seller que critica a Igreja todos vão ler isso?
Ficam as questões...

Deixo-vos o artigo para que o possam analisar a vosso gosto:

Abraço em Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário